Quase 30 empresas de "software" entregaram hoje no tribunal administrativo de Aveiro uma ação contra a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), por esta entidade vender software aos contabilistas, reclamando uma indemnização de 11,75 milhões de euros. "Deu hoje entrada, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, uma peça processual contra a OCC, tendente à imediata retirada do mercado do "software" Toc Online e AFE comercializado pela OCC", explicou à Lusa o advogado das empresas, Nuno da Silva Vieira. As 28 empresas queixosas, alegam que a Ordem está legalmente proibida de praticar atos de comércio e que a venda do "software" aos seus contabilistas põe em causa as normas da concorrência. Além da retirada imediata do mercado daqueles produtos de software da Ordem, as 28 empresas reclamam uma indemnização de 11,75 milhões de euros a título de prejuízos económicos, de imagem e reputação. Ainda segundo a nota de imprensa "As software houses tornam publica esta intenção judicial por acharem que está em causa a legalidade e por entenderem que está na hora de Portugal se integrar no mundo global de forma transparente e assertiva.
O contributo das software houses para o desenvolvimento da nossa economia e da inovação made in Portugal é inquestionável, pelo que não pode ser posto em causa por uma ordem profissional (OCC) que atua contra a lei, na violação de normas estatutárias, prosseguindo um lucro injustificado e imoral."
 
Fonte: Lusa
 
 
A União Europeia ultrapassou as metas da Agenda Digital no número de pessoas que faz compras online. Uma em cada duas pessoas nesta região fez uma compra eletrónica em 2015, divulgou o Eurostat.
As pessoas que fazem compras pela internet continuam a aumentar na União Europeia. Indivíduos entre os 16 e os 74 anos que compraram bens e serviços para uso privado online aumentaram dos 30% em 2007 para 53% em 2015, de acordo com dados revelados esta sexta-feira, 11 de dezembro, pelo Eurostat que acrescenta que, com este número, "a União Europeia excedeu os objetivos traçados na Agenda Digital de ter 50% em 2015". Dos que não fizeram compras online, as razões mais comuns para não o fazerem é o de preferirem comprarem numa loja (75%), preferindo o contacto direto, e há ainda 27% que diz não ter segurança nos pagamentos ou na disponibilização de dados pessoais na internet. Já no caso dos que compram online, a maioria diz estar satisfeito, garantindo não ter tido qualquer problema 70% das pessoas. Vestuário e artigos de desporto (60%), viagens e alojamento (52%) e artigos para o lar e brinquedos (41%) são os bens e serviços que mais compras obtiveram online, de acordo com um relatório do Eurostat, baseado num inquérito conduzido em 2015. Portugal está no grupo dos últimos estados-membro que mais compradores online tem. Portugal surge com 31% de compradores eletrónicos, valor que só na Bulgária (18%), Itália (26%), Chipre (23%) e Roménia (11%) é mais baixo. Os valores mais elevados estão no Reino Unido (81%), Dinamarca (79%), Luxemburgo (78%), Alemanha (73%) e Holanda, Finlândia e Suécia com 71%. Por níveis etários, as gerações mais jovens compram mais online. Entre os 16 e os 24 anos um total de 66% já compraram online, sendo de 70% em idades entre os 25 e os 34 anos. Apenas 25% das pessoas entre os 65 e os 74 anos já fizeram compras online. Dos que o fizeram em 2015, na faixa etária entre os 16 e os 24 anos um total de 68% comprou online. Em Portugal, 54% dos jovens entre os 16 e 24 anos compraram na internet em 2015, sendo de 59% a percentagem de pessoas entre os 25 e os 34 anos que fizeram compras online este ano. A percentagem diminui à medida que a idade aumenta. Na faixa entre os 65 e os 74 anos apenas 17% comprou online e no nível entre os 55 e os 64 anos a percentagem foi de 20%. Fonte: Jornal de Negócios
 
Num ritual que se verifica ano após ano, a Google divulgou a lista de palavras mais pesquisadas durante o ano 2015 pelos portugueses.
A lista está dividida em várias categorias como “top de pesquisas”, “tendências”, entre outras.
Confira aqui os resultados. Ainda para simbolizar o ano, a gigante tecnológica partilhou um vídeo no canal do YouTube com os vários acontecimentos que marcaram o ano de 2015.
 
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