O Orçamento de Estado para 2015 adicionou ao Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, uma alteração que torna obrigatório até 31 de janeiro a comunicação, por transmissão eletrónica de dados, do inventário respeitante ao último dia do exercício anterior.

Estão dispensadas de efetuar a comunicação dos inventários as empresas com um volume de negócios (do exercício anterior ao da comunicação) que não excede 100.000 Euros.

A AT - Autoridade Tributária e Aduaneira publicou, a 26 de novembro de 2014, um manual de comunicação de inventário de existências, onde constam as normas de comunicação destes dados.

Quem terá de comunicar os inventários?
As pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português.

A obrigação é para todos os sujeitos passivos?
Não. Apenas para os que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigados à elaboração de inventário.

Qual é o prazo para fazer a comunicação eletrónica?
Até 31 de janeiro do ano seguinte. Relativamente às pessoas que adotem um período de tributação diferente do ano civil, a comunicação deve ser efetuada até ao final do primeiro mês seguinte ao termo desse período.

O que se comunica?
O inventário respeitante ao último dia do exercício/período anterior.

Como se comunica?
Por transmissão eletrónica de dados, através de ficheiro com características e estrutura a definir por portaria do membro do Governo responsável pela área das finanças.

Quem fica dispensado da obrigação de comunicação do inventário?
As pessoas anteriormente referidas, cujo volume de negócios do exercício anterior ao da referida comunicação não exceda os 100 mil euros.

Conheça as soluções disponibilizadas pela ARTVISION em www.areareservada.artvision.pt/Comunicacao-Inventarios

 

 

A ARTVISION acredita que é com a adoção das melhores práticas de gestão em conjunto com soluções tecnológicas inovadoras, possível dar uma resposta à atual situação económica que as empresas atualmente se defrontam.

Como exemplo temos as soluções de e-commerce, que poderão ser uma forma alternativa de promoção à distribuição, tanto para o mercado nacional como para outros mercados externos. Além disso  são uma resposta a uma oportunidade já identificada por um estudo independente da consultora IDC (International Data Corporation), que prevê que até 2020 metade dos portugueses vão fazer compras online.Os montantes médios gastos nas transações online aumentam e contribuirão para um mercado que vai valer 90 mil milhões de euros, segundo a previsão do estudo efetuado.

Para além da solução anterior, a adoção de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), permitirá às organizações, um maior conhecimento do seu cliente e desta forma promover uma eficiente fidelização dos mesmos, promovendo a retenção destes, um dos fatores mais importantes na sobrevivência de qualquer organização.

A igual adoção de uma solução de Business Intelligence, será ainda para organizações que já detenham sistemas de gestão, uma mais valia para a sua atividade. Esta solução permite analisar com facilidade toda a informação necessária para que seja possível tomar as decisões mais rápidas, informadas e objetivas, para além da possibilidade em prever possíveis cenários, com a ferramenta “What If”.
É com base nos pressupostos anteriores, que a ARTVISION acredita ser a tecnologia um dos maiores apoios para a gestão eficiente de qualquer organização.

Como resposta a ARTVISION promove diagnóstico gratuito para análise e apresentação das melhores soluções tecnologias disponíveis no mercado, bem como pela oferta conjunta de suporte às tecnologias adotadas por um período de 90 dias, sem quaisquer limitações na sua utilização.

Para mais informações consulte o site www.areareservada.artvision.pt/diagnosticogratuito



O presente artigo mereceu destaque nos seguintes meios:
Revista Human
APMP

A ARTVISION acredita que é com a adoção das melhores práticas de gestão em conjunto com soluções tecnológicas inovadoras, possível dar uma resposta à atual situação económica que as empresas atualmente se defrontam.

Como exemplo temos as soluções de e-commerce, que poderão ser uma forma alternativa de promoção à distribuição, tanto para o mercado nacional como para outros mercados externos. Além disso  são uma resposta a uma oportunidade já identificada por um estudo independente da consultora IDC (International Data Corporation), que prevê que até 2020 metade dos portugueses vão fazer compras online.

Os montantes médios gastos nas transações online aumentam e contribuirão para um mercado que vai valer 90 mil milhões de euros, segundo a previsão do estudo efetuado.

Para além da solução anterior, a adoção de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), permitirá às organizações, um maior conhecimento do seu cliente e desta forma promover uma eficiente fidelização dos mesmos, promovendo a retenção destes, um dos fatores mais importantes na sobrevivência de qualquer organização.

A igual adoção de uma solução de Business Intelligence, será ainda para organizações que já detenham sistemas de gestão, uma mais valia para a sua atividade. Esta solução permite analisar com facilidade toda a informação necessária para que seja possível tomar as decisões mais rápidas, informadas e objetivas, para além da possibilidade em prever possíveis cenários, com a ferramenta “What If”.

É com base nos pressupostos anteriores, que a ARTVISION acredita ser a tecnologia um dos maiores apoios para a gestão eficiente de qualquer organização.

Como resposta a ARTVISION promove diagnóstico gratuito para análise e apresentação das melhores soluções tecnologias disponíveis no mercado, bem como pela oferta conjunta de suporte às tecnologias adotadas por um período de 90 dias, sem quaisquer limitações na sua utilização.

 

Para mais informações consulte o site www.areareservada.artvision.pt/diagnosticogratuito

 

A partir do mês de dezembro todos os rótulos de produtos alimentares devem ter a informação nutricional e a lista de ingredientes completa. Estas novas regras foram aprovadas depois de uma recomendação da Comissão Europeia e visam salvaguardar a saúde dos consumidores.

De acordo com Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, em declarações ao Diário de Notícias da Madeira, "esta nova legislação poderá trazer benefícios para o consumidor, porque passa a ser obrigatória a rotulagem nutricional." Segundo a especialista, "a maior parte das doenças de que padecemos resulta da alimentação".

 

Assim, a partir de dezembro, toda a informação, como valor energético, lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal, terá de estar obrigatoriamente indicada nos rótulos de todos os alimentos.
Outra obrigatoriedade é a da indicação da data de congelação da carne, produtos à base de carne e produtos de pesca congelados. Para além disso, a dimensão das letras também foi alvo de correção, passando a ser obrigatória uma dimensão mínima para facilitar a leitura dos rótulos.

Fonte: Distribuição Hoje
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência. Ao continuar a navegar neste site, está a concordar com o uso destes cookies. Saber mais. OK
VOLTAR AO TOPO