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Mais de 5,6 milhões de portugueses estiveram online no mês de março, um valor que corresponde a 92.9% do universo de cibernautas e que se traduz no valor mais elevado dos últimos 12 meses.

Durante o mês de março de 2015, 5 milhões e 610 mil portugueses, com idades a partir dos quatro anos, navegaram na Internet a partir de computadores pessoais, de acordo com dados do Netpanel da Marktest.

O mesmo estudo mostrou que no mês em análise os portugueses passaram 116 milhões de horas online, numa média de 20h37 por cada utilizador. Ao longo do mês, foram visitadas cerca de 6,8 mil milhões de páginas, o que perfaz uma média de 1.204 por utilizador.

A área do turismo é uma das que tem beneficiado com a crescente confiança dos utilizadores nos meios digitais. A empresa de estudos de mercado revelou noutro estudo, divulgado em fevereiro, que um quinto dos portugueses (20,3%) já prefere realizar a compra das próximas férias, ou viagem de trabalho, pela Internet.


Os dados apurados pela Marktest são compilados tendo por base informação do Netpanel meter, um índice que avalia comportamentos online de um painel de utilizadores de serviços de Internet.

Fonte: Marktest

 

Investir no ecommerce é cada vez mais uma realidade transversal a várias empresas portuguesas. E os resultados positivos estão à vista, como revela o relatório ACEPI/Netsonda para o último trimestre de 2014.
Um estudo feito pela Associação da Economia Digital (ACEPI) em parceria com a Netsonda revela que o comércio eletrónico tem crescido junto de algumas empresas portuguesas e que os resultados do último trimestre de 2014 são positivos.

Os números mostram que 71% dos 41 sites inquiridos - e onde estão incluídos nomes como BlueTicket, BoxOnline, Continente, El Corte Inglès, Meo, Vodafone, Vortal e Worten por exemplo - registou um aumento no número de clientes em comparação com igual período de 2013.

Cerca de 65% dos sites admitiram também que o volume de vendas aumentou, ainda que apenas 55% tenham revelado ter aumentado o investimento realizado no site. As redes sociais - em 87% dos casos - e a publicidade online - 82% dos casos - são os canais nos quais as empresas mais investem.

Entre 1 e 10% das vendas feitas em mais de metade dos sites das empresas inquiridas já são consumadas através de dispositivos móveis e os consumidores continuam a preferir os meios de pagamento mais tradicionais - através de referência Multibanco ou cartão de crédito e débito.

Os equipamentos de eletrónica são aqueles que mais geram compras online, seguido da categoria de produtos para bebés e brinquedos, casa, arte e decoração.

"Os resultados […] revelam a consolidação das tendências de crescimento quer das vendas, quer do número de clientes, quer dos investimentos, como ainda e também da utilização crescente dos dispositivos móveis para concretizar as compras", diz em comunicado o presidente da ACEPI, Alexandre Fonseca.

As projeções das entidades responsáveis pelos 41 sites inquiridos apontam que o primeiro trimestre de 2015 deverá ser igualmente positivo, registando-se uma linha contínua de crescimento.

Fonte: ACEPI
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