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A presença digital das empresas em Portugal, é, ainda nos dias de hoje, algo quase inexistente. Segundo o estudo “Economia Digital em Portugal” em 2018, 59% dos negócios Portugueses não têm qualquer presença online. Em 2019 verifica-se uma grande melhoria pois a percentagem passa para 33%, no entanto, esta presença define-se apenas por detenção de site com domínio próprio.

Ainda assim, somente 55% dos negócios portugueses tem página da sua marca nos meios sociais.

E este até seria um menor problema, se a presença online dos restantes 45% fosse algo consistente. E é aqui que o grande problema surge, na fraca, quando não errada, presença online de muitas empresas em Portugal.

Principalmente depois de conhecermos o impacto de uma pandemia, que veio revolucionar os modelos de negócio, de trabalho e relação social, é quando o verdadeiro despertar para o mercado digital acontece para a grande maioria dos empresários portugueses. Contudo, muitos empresários ainda não perceberam a verdadeira potencialidade de operar num mercado global.

E não precisamos falar em internacionalização, ou e-commerce para percebermos o quanto podemos potenciar um negócio com a presença online. Podemos pensar apenas em ações mais simples e locais, como ter presença no Google My Business, que percebemos o quão importante pode ser facilitar a deslocação dos potenciais clientes até ao seu negócio.

Obviamente que temos grandes, médias e até pequenas empresas, com um digital bastante bem estruturado e com estratégias integradas de marketing e comunicação diferentes. No entanto, temos outras para as quais a presença digital é algo vão.

fluxo DM

A sociedade atual está a viver uma grande revolução digital, com cada vez mais pessoas a acederem à internet, seja pelo seu telemóvel, por tablet’s, TV’s ou mesmo pelo tradicional computador.

Existem inúmeras formas de garantir a presença digital da sua empresa e ter relevância no mundo online de forma a atrair a atenção de potenciais clientes, e de conseguir ter a sua marca em TopOfMind na hora de comprar ou na recomendação de serviço.

Parte importante nos tempos atuais é conhecer as plataformas ou ferramentas para conseguir comunicar de forma efetiva com o seu público-alvo ou as suas personas.
Com esse conhecimento fica mais fácil planear o que usar e em que momento entrar em contato com os utilizadores, de forma a que não ser invasivo e respeitar o momento de quem está a navegar na internet.

Entra as principais condições para se ter presença online e ser relevante na internet, estão:

  • Site institucional da sua empresa;
  • Blog corporativo;
  • Registo no Google My Business;
  • Presença nas principais redes sociais;
  • Campanhas de publicidade paga;
  • E-mail Marketing.

Site Institucional
O primeiro passo para começar a marcar presença online é ter um site da sua empresa, destacando os principais serviços e/ou produtos, comunicar o que é a organização e o que vende.

Mesmo que não tenha comércio eletrónico, e não faça vendas online, é mais fácil os clientes encontrarem o seu negócio se ele estiver disponível no mundo digital e assim, o poderem encontrar a partir de uma simples pesquisa.

O site pode servir como um grande portfólio da empresa, indicando casos de sucesso, trabalhos já realizados, clientes fidelizados e ainda, informações úteis sobre os produtos e serviços disponibilizados.

Importa referir que o site deve ser de fácil navegação, otimizado para SEO, conter imagens ilustrativas e principalmente, que gere valor para todos que acedem.

Blog Corporativo
Uma das principais ferramentas para estabelecer relação com os seus clientes e potenciais clientes é a utilização de um blog. Nele, pode criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra, por exemplo.

É importante que ele seja relevante e apareça nos motores de busca, por exemplo no Google. Ou seja, importa que os conteúdos sejam interessantes, relacionados com a sua atividade para ajudar a tornar a sua marca mais conhecida, e consequentemente tornar-se referência/autoridade no seu nicho de mercado.

É importante manter o conteúdo sempre atualizado e trazer sempre novas informações para gerar valor ao seu cliente. O utilizador de internet tem vindo a ser cada vez mais exigente, pois tem total liberdade de escolha do que fazer, consumir, e onde comprar, portanto, é preciso saber atrair a sua atenção.

Importa procurar especialistas para criar conteúdos relevantes, com informações aprofundadas sobre a sua área de atuação, ou definir meios onde se possa ir extraindo temas novos, relevantes e segmentados. Esta é uma das maneiras de fazer com que os utilizadores retornem ao seu site de forma espontânea.

Google My Business
Ao longo do dia, inúmeras pessoas que procuram algum tipo de serviço, produto ou resposta utilizam o Google para encontrar a solução. E a presença no Google My Business é essencial para que o seu endereço seja encontrado na pesquisa.

Por isso, é importante criar a sua conta e mantê-la sempre atualizada, com o endereço correto, fotografias, contactos, horário de funcionamento e qualquer outra informação adicional que seja relevante para o seu cliente.

Para entender a importância desta opção, basta pensar quantas vezes já aconteceu precisar de um serviço específico num local desconhecido e que foi possível encontrar uma opção utilizando a geolocalização e informações partilhadas no Google.

Uma ação simples que pode ainda gerar muitos resultados e, também, fazer com que o seu negócio receba avaliações positivas pelo serviço prestado, tornando-se mais atraente para quem está à procura do que oferece.

Gestão de Redes Sociais
Os utilizadores de internet passam muito tempo nas redes sociais. Plataformas como Facebook e Youtube ficam logo atrás do Google na quantidade de acessos mensais, por isso, é essencial estar presente nestes meios para interagir com os seus clientes.

É fundamental conhecer bem cada uma dessas redes e entender que tipo de conteúdo deve ser publicado, para que a comunicação seja feita de forma correta, no contexto certo para o seu cliente e para potenciais novos clientes.

É importante entender que o uso da rede social empresarial é diferente do pessoal. É preciso criar um planeamento orientado a entregar valor aos seus consumidores e usar a linguagem adequada em cada publicação.

Pode usar o Instagram para mostrar o ambiente da sua empresa, o Facebook para divulgar produtos e serviços, o LinkedIn para anunciar ofertas de emprego, e até mesmo criar um canal no Youtube com vídeos educativos e explicativos sobre os seus produtos.

Publicidade Paga
Já que existe tanta gente a utilizar a internet para fazer pesquisas, entreter-se e fazer compras, por que não direcionar parte do seu orçamento de publicidade para campanhas digitais?

Uma das principais vantagens destes meios é poder segmentar especificamente o tipo de público que quer atingir.

A publicidade digital permite às empresas direcionar a sua comunicação para as pessoas certas e mensurar exatamente qual o retorno obtido em cada campanha. Isso torna o investimento feito muito mais otimizado e preciso.

É necessário definir os seus objetivos, e assim criarmos e direcionarmos campanhas exclusivas para os mesmos. Posteriormente entender se a campanha foi efetiva ou não, tornando mais fácil a mudança de rumo.

Email Marketing
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing não morreu e também não se tornou uma ferramenta defasada de comunicação com os seus clientes. O que é importante ter sempre presente é o planeamento correto para o envio deste tipo de comunicação.

Nos tempos atuais, o e-mail é uma das informações mais valiosas procuradas por profissionais de marketing a fim de conseguirem contatar com futuros consumidores dos seus serviços ou produtos.

Por isso, é possível fazer campanhas trocando materiais ricos como e-books ou infográficos pelo e-mail do utilizador. A partir dessa autorização concedida, é possível iniciar uma comunicação para conseguir nutrir a lead ou potencial cliente.

Redes Sociais e Marketing Digital… não se trata apenas disso.

Ter presença digital não se limita a simplesmente marcar território nas redes sociais e nos demais canais online. É mais do que isso. É fazer um bom uso dessas ferramentas, de modo a que a empresa conquiste a relevância necessária para se tornar confiável para o seu público. 

A presença digital é parte fundamental para a construção da marca. É preciso tê-la no plano estratégico de marketing e zelar pela sua regularidade. Assim, a empresa estreita a relação com os seus consumidores, ganha a confiança destes e fortalece o seu nome no mercado.

A oferta de produtos, serviços e a quantidade de informação é tanta, e a facilidade de acesso a ela é tão simples e rápida, que, se uma empresa não conseguir captar a atenção de um potencial cliente quase à velocidade da luz, o mais provável é perdê-lo para outro concorrente qualquer, sem sequer o chegar a conhecer. Agora imagine-se, que até captou a sua atenção, mas pela negativa!

Por exemplo, verifique se alguma das situações abaixo indicadas estão, ou estiveram, presentes nalgum campo do universo da sua marca:

  • Página de Facebook com pouco conteúdo e informações desatualizadas.
  • Imagens descuidadas e erros ortográficos.
  • Conteúdos que não tem nenhuma relação com a empresa ou o negócio.
  • Uma comunicação online sem qualquer estratégia ou coerência com a comunicação offline.
  • A falta de preocupação e atenção para com os seguidores e possíveis clientes.
  • A despreocupação com a opinião do cliente.

As empresas precisam olhar para o digital não só como mais um ponto a trabalhar, que lhes permite atingir um maior número de potenciais clientes, mas também, como o meio onde toda a informação se propaga de forma rápida e impiedosa, para o bem e para o mal.

Qualquer que seja o erro cometido, quando ele acontece, ou chegar à internet, a sua propagação é incrivelmente rápida, não havendo margem para qualquer piedade ou compreensão para com os visados.

Quando nos decidimos por uma presença digital, precisamos ter uma clara estratégia definida, e um bom acompanhamento e gestão durante todo o processo. Sem eles, corremos riscos que nos podem ser bem mais prejudiciais do que benéficos.

O Marketing Digital em Portugal ainda está em fase de evangelização. Vai-se explicando aos empresários as vantagens da internet, da globalização da informação, da possibilidade de expansão, da facilidade de comunicação e da transformação digital. A necessidade de aprendizagem constante, a rapidez da mudança, da atualização, de crescimento no mercado.
Sabemos que o caminho é longo, mas acreditamos que, com o tempo e foco, o aumento de resultados fará a trilha ser mais simples!

Nos últimos tempos, pense em quantas vezes já ouviu falar em SEO?

SEO significa Search Engine Optimization ou seja, a otimização para os mecanismos de busca. E representa um conjunto de técnicas de otimização para sites, landing pages, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons resultados orgânicos, gerar tráfego e autoridade para um site ou blog.

SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. É a disciplina que envolve a aplicação de uma série de técnicas tanto on-page, como off-page, de uma página específica com o objetivo de otimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos dos motores de busca.

No entanto, relativamente a essas mesmas técnicas, o que é hoje pode não ser amanhã. É importante a constante atualização e procura de informação da Google.

Se tem ou irá ter um espaço na internet, é obrigatório ter atenção às práticas de SEO para a otimização ou criação do mesmo. De forma genérica, podemos apresentar o SEO com este tipo de estrutura:

  • Fatores de conteúdo
  • Fatores de domínio
  • Fatores do site
  • Fatores da página
  • Fatores de backlinks

Assim, quanto melhor for a posição da sua página para um determinado termo na página de resultados de pesquisa SERP - Search Engine Results Page, em teoria, mais visitantes terá, o que deverá aumentar a probabilidade de conseguir mais conversões.

Automação de Marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerar a Automação de Marketing como a principal ferramenta para nutrir os leads e estes avançarem até ao momento de conversão.

Significa entender e agir de forma personalizada e escalável, com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais online.

É entender exatamente o interesse da Lead e o seu estágio de compra, dando-lhe todas as informações de que precisa num determinado momento de forma automatizada.

Investir em Automação de Marketing possibilita o aumento de vendas e receita, diminuir os custos de aquisição de clientes e ainda, melhorar a retenção de clientes.

Com a ajuda de uma ferramenta de Automação de Marketing é possível disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipa de vendas, mensurar os resultados das campanhas e muito mais!

Solicite aqui mais informações!

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